sexta-feira, 19 de agosto de 2011

_Beleza e Saúde ;*

Hiii Girls,

Hoje tive um dia muito bacana, fiz o curso de auto-maquiagem, auto-escova da Embeleze. Conheci umas pessoas muito legais que manjam muito de maquiagem e truques. Depois comento sobre tudo, pois hoje é sexta-feira e sexta é dia de BELEZA E SAÚDE!!

Um estudo realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no início deste ano, revelou que uma a cada dez manicures da capital paulista possui o vírus da hepatite. Para piorar, a maioria das profissionais nem imagina que seus instrumentos de trabalho possam oferecer riscos à saúde.
A regra é clara: alicates devem ser esterilizados em um aparelho chamado autoclave, lixas e palitos devem ser descartáveis e o ideal é que até os esmaltes sejam trazidos pela própria cliente. Mais do que um alerta sobre a correta higienização dos utensílios, entretanto, os dados da pesquisa abrem caminho para uma discussão ainda mais importante: afinal, é correto retirar as cutículas quando fazemos às unhas?
Do ponto de vista médico, a resposta é não! A cutícula nada mais é do que uma pele que protege a matriz da unha, uma barreira natural criada pelo nosso corpo. Ao retirá-las – uma mania, aliás, tipicamente brasileira e nada popular no exterior – abrimos caminho para a entrada de microorganismos, como fungos, bactérias e vírus. Lembrando que nossas mãos estão sempre em contato com ambientes contaminados.

Hepatites do tipo B e C são as mais preocupantes, mas não são as únicas doenças transmitidas por objetos de cutelaria. Os famosos “bifes”, ou o simples hábito de cutucar demais as unhas, facilitam o aparecimento de muitos outros inconvenientes.  
As unhas mudam de coloração, ficam mais porosas e freqüentemente se descolam da pele. Infecções por fungos na maioria dos casos exigem um tratamento longo e caro.

Agora você deve estar se perguntando: é possível pintar as unhas, deixá-las bonitas e bem acabadas, mesmo sem retirarmos essas peles danadinhas? Vamos às dicas:

- O segredo é hidratar. Use um bom creme para as mãos todos os dias, pela manhã e a noite, antes de dormir. Se você seguir a risca essa recomendação, vai perceber que suas cutículas gradativamente se tornarão mais discretas e suaves;
- use o empurrador de cutículas diariamente durante o banho. Ele, sozinho, já é capaz de tirar o excesso de pele morta necessário;
- na hora de fazer as unhas, use o alicate com extremo cuidado, apenas para retirar peles que já estão soltas ou arrepiadas. Peça o mesmo à sua manicure de confiança;
- se ainda assim você achar que o resultado não ficou bom, aposte em cremes e soluções que prometem amolecer e retirar as cutículas, que são bem menos agressivos. Existem bons produtos no mercado.

Bom girls no mais é estar sempre atenta!! Beijinhos e bom final de semana para vocês.

_Daiane ;*

11 comentários:

  1. oi Daiane

    que legal o curso que vc fez

    adoro a embeleze

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ae verdade temos que tomar mto cuidado com essas coisas feias que invadem a nossa unha rsrsrsrs

    http://noestilo-damoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá flor *-*
    Realmente precisamos ter um imenso cuidado, esses dias tirei um bife do dedo :s adoorei as dicas :D
    beijos ;*
    http://omundodasgurias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. adorei as dicas,super válidas!
    amei o blog,estou seguindo.

    beijos

    //by-cah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. nunca faço minhas unhas em manicure, mas nem é por esses riscos xD

    http://himi-tsu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a matéria, mtmt boa !

    Muito lindo aqui, já estou seguindo !

    Beijos,
    aproveita que tem sorteio no blog:
    http://girliethingspt.blogspot.com/2011/07/sorteio_26.html

    ResponderExcluir
  7. Oie Daiane, eu me libertei do alicate, agora uso somente espátula para empurrar e hidratante para hidratar :) ótimo post!

    bjiimm e ótimo sábado

    http://muslimahfashionn.blogspot.com

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Boas dicas as que você deu.
    http://sweetdreamssah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas , minha mãe é manicure e os materiais dela é super higienicos.

    http://cmcradar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas querida.
    Saúde em primeiro lugar.

    Já está na minha lista de blogueiras de Brasília.

    bjs
    Clau
    http://garotajambo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Essas dicas são ótimas, parabéns pelo blog.
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir